Calouro no mercado de trabalho?

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Conheça as áreas de atuação dos profissionais e saiba como anda o mercado de trabalho do seu curso

Por Paulo Júnior

Que jornalista escreve para jornais, revistas, sites e portais, que publicitário pensa em slogans ou que produtor cultural promove eventos, por exemplo, todo mundo sabe. Mesmo informações um pouco mais detalhadas sobre a área de atuação desses profissionais podem ser encontradas por meio de uma simples pesquisa no Google. No entanto, nem sempre essa é a melhor alternativa para conhecer o mercado de trabalho do seu curso: alguns “guias ou portais de profissões” apresentam informações desatualizadas ou não retratam de modo preciso as dificuldades do cotidiano de um bibliotecário ou cineasta.

Para quem deseja conhecer a atuação desses profissionais, o ideal é a tática ‘pé na rua’: gastar sola dos sapatos, ir aos locais de trabalho e conversar com pessoas já alocadas no mercado. Enquanto você não tem a oportunidade de visitar uma redação jornalística ou um estúdio de cinema, pode consultar estas indicações a seguir. É um manual sucinto, mas que pretende esclarecer alguns lugares-comuns e situar você, calouro, quanto ao que se pode ou não esperar do mercado de trabalho.

Arquivologia

O mercado de trabalho para o arquivista está em ascensão por causa da crescente produção de informação para os meios eletrônicos e a necessidade de organizá-los. As oportunidades se concentram principalmente nas grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

O arquivista atua na produção, classificação, tramitação, uso e arquivamento de documentos; arranja, descreve e gerencia o acesso a documentos permanentes com vistas a sua preservação e uso científico e cultural.

Empresas públicas e privadas podem empregar arquivistas temporariamente. Outros locais de atuação do arquivista: universidades, centros de pesquisas, cinematecas, museus, empresas de bancos de dados e serviços de consultoria.

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Biblioteconomia e Documentação

Bibliotecária da Fundação Municipal de Educação da cidade de Niterói, Tânia de Abreu Basto está cotidianamente envolvida com processamento e localização de catálogos. Ela afirma que o mercado de trabalho do bibliotecário não se resume a livros, embora trabalhe diretamente com eles. “Um setor que tem crescido nos últimos anos é o de referenciação [organização e estruturação] de conteúdos digitais”, comenta.

Sobre áreas de atuação do bibliotecário, Tânia Basto comenta: “Empresas de grande porte contratam bibliotecários, que trabalham com indexação de títulos. Há também o ramo de restauração e conservação de obras”.

Clique aqui para saber mais sobre o mercado de trabalho para o bibliotecário.

Cinema e Audiovisual

O mercado de trabalho para quem se forma neste curso vem-se reativando e oferecendo novas oportunidades. Entre elas estão a produção de filmes institucionais. Outras alternativas são a televisão (convencional, por satélite ou a cabo) e a publicidade. O graduado em cinema pode trabalhar na área de ensino, teoria, crítica e documentação cinematográfica e em instituições de produção cultural em geral. O mercado tem-se descentralizado do eixo Rio-São Paulo para outras regiões do país, notadamente a Sul.

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Estudos de Mídia

O bacharel em Estudos de Mídia pode atuar como analista e consultor de mídia. Ele diagnostica problemas ou limites relativos aos meios de comunicação, além de analisar o seu impacto sobre a sociedade. A primeira turma de Estudos de Mídia da UFF se formou no fim de 2008.

Um setor que irá demandar muitos profissionais é o de consultoria. Nesse caso, o bacharel atuaria em empresas de diversos segmentos, implantando planos estratégicos de comunicação para atingir o público-alvo de maneira mais eficiente. Por ser um curso novo [ministrado na UFF desde 2005], o mercado de trabalho para quem se gradua em Estudos de Mídia ainda está sendo descoberto e delineado.

Clique aqui para saber mais sobre o mercado de trabalho para o bacharel em Estudos de Mídia.

Jornalismo

Editor-chefe da revista Brasil Energia, Alexandre Gaspari afirma que o mercado para jornalistas é bastante amplo e vai muito além da grande mídia. “Além dos tradicionais e grandes jornais, revistas, rádios e TVs, há um campo imenso de veículos de pequeno e médio portes que precisam de profissionais constantemente. Existem também as assessorias de imprensa e de comunicação, sejam grandes, multiclientes, sejam assessorias das próprias empresas, sejam assesssorias menores, que batalham para divulgar clientes. E há o vastíssimo campo da internet, cujo limite é inexistente.”

O editor ainda comenta a decisão do Supremo Tribunal Federal de revogar a obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão. “Isso [a extinção da obrigatoriedade do diploma] não vai afetar a grande imprensa, que vai continuar contratando jornalistas com formação. No entanto, será um problema para pequenos veículos, que precisavam ao menos de um jornalista registrado como responsável”.

Leia a entrevista completa com Alexandre Gaspari

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Produção Cultural

A área de atuação do produtor cultural é bastante ampla. Ele se volta para a produção e a organização de eventos e produtos artísticos, lidando com todas as etapas implicadas neste processo: pesquisa, promoção, captação de recursos e difusão de evento ou produto de interesse cultural.

O produtor cultural pode atuar também na área de planejamento e gerência cultural, estabelecendo metas e estratégias para o fomento e promoção da cultura, tanto em instituições públicas como privadas. As secretarias municipais e estaduais de cultura, assim como fundações costumam oferecer vagas para montar equipes que pensam políticas culturais.

Clique aqui para saber mais sobre o mercado de trabalho para o produtor cultural

Publicidade

Agências, institutos de pesquisa, organizações e empresas privadas ou públicas, assessorias de comunicação... São vários os locais que requisitam a presença de um publicitário. O profissional formula planos práticos ou estratégicos de comunicação; pesquisa e determina a criação de produtos e serviços; desenvolve o planejamento, a veiculação e a produção de peças comerciais para as várias mídias.

O Guia do Estudante, da editora Abril, faz um alerta: a área de criação, geralmente a mais badalada entre os graduandos, é a mais concorrida justamente por ser bastante restrita. Um campo que a cada dia tem se ampliado mais é a publicidade para internet e para celulares.

Clique aqui para saber mais sobre o mercado de trabalho para o publicitário.

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