Jornalismo

Garantia de formação qualificada

O Jornalismo como conhecemos hoje é uma profissão recente. A primeira escola de Jornalismo do Brasil foi a Faculdade de Comunicação Social da Casper Libero, no ano de 1947, em São Paulo. A década de 60 foi o período em que mais cursos surgiram: o da Universidade Federal Fluminense (UFF), por exemplo, foi instalado em 1968. A regulamentação da profissão de jornalista aconteceu no ano de 1969, por meio de um decreto assinado pela junta militar. Apesar de o Supremo Tribunal Federal ter revogado a obrigatoriedade do diploma para o exercício profissional do jornalismo, em 17 de junho de 2009, o curso de Jornalismo mantém-se essencial para a formação superior e de qualidade e, portanto, a validade do diploma permanece.

De acordo com a Coordenadoria de Seleção (Coseac), a intenção da UFF é oferecer ao estudante as informações técnicas e teóricas necessárias para o exercício da profissão, em meios impressos ou audiovisuais, bem como inseri-lo na discussão sobre os rumos da comunicação diante das novas tecnologias e na prática do jornalismo hipermídia. Garantir-lhe a base para um olhar crítico sobre a realidade, bem como proporcionar-lhe a oportunidade de exercer a prática jornalística em seus variados aspectos (reportagem, redação, edição, editoração eletrônica), refletindo sobre a técnica no momento mesmo da produção, permitindo-lhe formular projetos alternativos de comunicação. Com duração de quatro anos (oito períodos) , o curso de Jornalismo conta com 278 alunos, sendo que há 44 vagas por ano: 40 do vestibular e quatro de transferência. São 13 professores, mas no 2º semestre de 2009 chegarão mais quatro para as áreas de Publicação Hipermídia, Radiojornalismo, Fotojornalismo e Ética. A partir de 2010, o curso deverá ter mais cinco vagas por semestre devido ao programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Até 2012, a sede do curso deve ser transferida para o campus do Gragoatá, onde está sendo construído o novo prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) .

Para saber mais: site da coordenação.

Coordenação: Prof. João Carlos de Morais Alt, mestre em Ciências da Arte pela UFF e ganhador do prêmio especial do júri para o CD-Rom “Lê Bestiaire”, no Prêmio Möbius Internacional de Multimídia, edição 2006 em Montreal, Canadá.
Horário de atendimento da coordenação: de segunda a sexta, das 9h às 13h
Telefones: 2629–9750 ou 2629-9751

Departamento de Comunicação Social (GCO)
Chefe: Prof. Dr. Alexandre Farbiarz
Telefone: 2629-9762


Veja alguns dos produtos criados pelos alunos de Jornalismo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário