Estudos de Mídia

Flexibilidade da estrutura curricular é diferencial

Estudar a mídia. O objetivo do curso, como já diz seu nome, é analisar as diferentes formas de mídia e de comunicação inseridas em diversos contextos culturais e históricos. Pensar a mídia, seus fundamentos tecnológicos e sua relação na vida social é essencial para a transformação do modelo de comunicação atual. O curso de Estudos de Mídia, criado em 27 de agosto de 2003, prepara o aluno para atuar como analista e consultor de mídia no mercado de trabalho, podendo trabalhar com empresas e instituições preocupadas com as convergências tecnológicas atuais. O bacharel em Estudos de Mídia pode se inserir no mercado de trabalho da indústria fonográfica, de novos campos das convergências de linguagem, comunicação política e gestão de comunicação, bem como seguir a carreira acadêmica. A vantagem do curso é agregar diferentes noções de análise em comunicação, diferentemente dos cursos específicos da Comunicação. A flexibilidade e a liberdade da estrutura curricular também é um diferencial do curso de Estudos de Mídia, já que mais da metade da carga horária do curso, cerca de 1500 horas/aula, é destinada a disciplinas optativas e eletivas. O curso inclui diversas Atividades Acadêmicas Complementares, como pesquisa, monitoria, extensão e apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos.

Atualmente, o curso tem 150 alunos matriculados e teve a primeira turma formada em 2008. Por semestre, entram 25 alunos aprovados no vestibular e mais cinco que ingressam por meio de transferência de outros cursos. As aulas estão concentradas no período da tarde. O curso possui 150 disciplinas, divididas em cinco áreas temáticas: Gestão Midiática; Comunicação, Cultura e História; Linguagens Midiáticas; Tecnologias da Comunicação e Ética e Mídia. Uma vantagem do currículo de Estudos de Mídia é que ele dispensa o Trabalho de Conclusão de Curso – uma espécie de monografia – que corresponde a 540 horas/aula em dois semestres. O corpo docente é formado por 18 professores. Estudos de Mídia valoriza a liberdade de escolha acadêmica dos alunos, assim como a sua produção.

Para saber mais: Estudos de Mídia e Portal Estudos de Mídia para ver blogs, fotos, entre outros trabalhos criados pelos alunos dentro e fora de aula

Coordenador: a coordenação está em processo de eleição para o cargo
Horário de atendimento da coordenação: de segunda a sexta, das 13h30 às 18h
Telefones: 2629-9768 ou 2629-9769

Departamento de Estudos Culturais e Mídia (GEC)
Chefe: Prof. Dr. Afonso Albuquerque
Telefones: 2629-9768 / 2629-9769

Nenhum comentário:

Postar um comentário