Você sabe o que são diretórios acadêmicos?

Por Ernesto Neves

Agora que você é aluno do Instituto de Artes e Comunicação e Social da UFF, o IACS, vai começar a ouvir algumas siglas novas. DA, Daco, DCE…
Mas, o que elas querem dizer? Os diretórios acadêmicos, ou DAs, são entidades que representam os interesses do estudante de cada curso universitário. Eles servem como porta-vozes dos alunos junto a outras instâncias da universidade e exercem, na faculdade, função parecida com os grêmios colegiais, só que com mais independência.

O IACS conta com cinco DAs, que lutam por melhorias no nosso campus e pelas reestruturações dentro de seus respectivos cursos. São eles: o Diretório Acadêmico de Comunicação (Daco), que engloba os cursos de Jornalismo, Publicidade e Cinema; o Diretório Acadêmico de Estudos de Mídia (DA-Mídia); o Diretório Acadêmico de Produção Cultural (DA-Pro-cult); o Centro Acadêmico de Biblioteconomia e o Diretório Acadêmico de Arquivologia. Os DAs, por sua vez, compõe uma organização maior, o Diretório Central dos Estudantes (DCE). No DCE, organizam-se fóruns, que servem como espaço para o intercâmbio de ideias entre os cursos.

Reaproximação dos estudantes

“Queremos realizar reuniões quinzenais do Daco abertas a todos os alunos”, anuncia Júlia Bertolini, aluna do 3° período de Jornalismo, representante do DA e membro do DCE. A ideia é reaproximar o movimento dos estudantes, para que se sintam representados. Os membros do diretório também representam os alunos em reuniões de departamento, onde os professores discutem regras e propostas que interferem na vida do universitário. “Trazemos para os estudantes os debates que são feitos nessas reuniões, em relação às regras para monografia, disciplinas eletivas e optativas, por exemplo”, diz Júlia.

Já a estudante Mariana Reis, aluna do curso de Jornalismo e também membro do Daco, destaca a importância de se ter um diretório atuante junto aos professores. “Essas reuniões de departamento são situações em que assuntos importantes são decididos, mas não há condição de todos os alunos frequentarem. Então, sempre que possível, tem alguém do DA lá”, afirma. Mariana revela que, ao longo dos anos, o Daco tornou-se referência nacional. “Somos muito ativos em encontros como Enecos (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação), por participar de atos, boicotes de forma expressiva, e de ter alunos conscientes.”
Mas, se você ainda acha que essas decisões estão muito distantes do dia-a-dia, Júlia Bertolini parte para um exemplo ainda mais próximo de sua futura rotina. “Estamos pensando num mecanismo que garanta uma xerox mais barata no IACS - atualmente paga-se 13 centavos por cópia, na Geografia custa 7 centavos!”, conta.
Os primeiros períodos na faculdade são ideais para quem se interessa pelo assunto. No início da vida universitária, o aluno pode se envolver com as questões de seu curso, já que é cedo para entrar na corrida do mercado de trabalho. “Acho de suma importância a participação dos calouros, pois acabaram de entrar na faculdade e ainda não tem tantos compromissos”, conclui Mariana Reis. A entrada de novos membros contribui para uma renovação constante de ideias, melhorando o debate.
A eleição dessas representações depende do estatuto de cada diretório. Primeiro, escolhe-se uma comissão eleitoral em assembléias. Essa comissão, junto à atual gestão, fecha um calendário que inclui um período para inscrição de chapa, campanha e votação - normalmente de três dias. A chapa vencedora atuará por 12 meses. A próxima eleição dos diretórios do IACS ocorrerá no segundo semestre de 2009, no mês de outubro.

Canal de comunicação

Atualmente, o DAs do IACS estão preocupados em criar um canal de comunicação com quem entra na faculdade. Entre as medidas tomadas, estão oficinas na semana acalorada e espaço para a apresentação do DA aos novos universitários. “A atuação junto aos calouros do primeiro semestre de 2009 já ajudou a agregar novas pessoas ao DA, que inclusive estão compondo chapa para a eleição”, diz Mariana Reis.
Para o segundo semestre deste ano, são muitas as ideias :
- Organizar junto com os outros DAs do IACS a festa Calourada do 2º semestre de 2009;
- Garantir a participação nos encontros da Enecos;
- Criar um jornal para os Diretórios do IACS se expressarem;
- Realizar uma Semana de Comunicação;
- Promover exibições quinzenais de filmes no campus; entre outras.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário