Intercâmbio, intercâmbio. Atenção!


Por Vinicius Lisboa Soares


Ótima. Inenarrável. Sensacional. Os adjetivos escolhidos pelos alunos da UFF para narrar suas experiências ao redor do mundo revelam o caráter transformador e marcante do intercâmbio. Convênios da Assessoria de Assuntos Internacionais conectam a universidade fluminense com 67 instituições de ensino em 21 países, possibilitando aos estudantes brasileiros a troca cultural com povos das três Américas, Europa, África e Ásia.

Em sua página na internet, a AAI destaca a importância da internacionalização para o fortalecimento da pesquisa e o desenvolvimento acadêmico da universidade. Para o aluno, a experiência pode ser ainda mais significativa. O contato com um modo de vida desconhecido dá novos horizontes e promove crescimento pessoal, como relata Nathália Vianna, aluna de jornalismo, que estudou um semestre na Universidad Carlos III de Madrid, na Espanha: É muito importante estar sozinho numa cultura estranha, pois você exercita sua capacidade de adaptação e tolerância.

As instituições conveniadas com a UFF disponibilizam um leque variado de países e idiomas. Na América Latina, a Argentina se destaca, com quatro opções de universidades credenciadas. O Uruguai tem duas; Bolívia, Peru, Cuba e Colômbia, uma cada. Três norte-americanas e quatro canadenses fecham os possíveis destinos na América.

Na Europa está a maior parte das instituições e países inscritos. Só a França possui 13 opções, seguida de Portugal (11), Itália (8), Espanha (6) e Alemanha (4). Alunos interessados em Bélgica, Dinamarca, Suécia, Noruega, Áustria e Romênia têm apenas uma disponível em cada. A Ásia é representada pela Kyoto University of Foreign Studies, no Japão, e a África, pela Universidade Agostinho Neto, em Angola. Para conhecer a lista completa, clique aqui.

Se você quiser estudar em outra universidade sem sair do país, uma alternativa são os programas de mobilidade acadêmica, quando o estudante vai para um Instituto de Ensino Superior localizado dentro do próprio país. O portal Universia divulga periodicamente oportunidades tanto de mobilidade acadêmica quanto de intercâmbio. Além disso, algumas empresas privadas possuem projetos para concessão de bolsas de estudos, como é o caso do programa Santander Universidades.

Saiba um pouco mais sobre os principais pontos apresentados por alunos que fizeram intercâmbio pela UFF, e conheça algumas dicas para planejar sua própria viagem:

Idioma

Moradia

Custos

Nenhum comentário:

Postar um comentário