Repúblicas: o desafio de viver em grupo

Por Letícia Queiroz

Repúblicas são estabelecimentos de moradia temporária, geralmente durante a faculdade, onde estudantes dividem a casa, quartos e tarefas durante o convívio. Mas a realidade não é tão simples como a definição acima sugere. Cada palavra citada carrega muitas questões por traz do seu simples sentido. O principal significado é que o poder absoluto dos pais acabou e agora quem governa são os próprios estudantes.

Faculdade é o local de aprender a desenvolver uma profissão, conhecer pessoas diferentes, fazer novos amigos e passar por novas experiências. Mas, para alguns estudantes, sair de casa também faz parte do processo. Todos que passaram por esta situação garantem que a experiência é inesquecível. Entre boas ou más recordações, o que realmente importa são as situações vividas, a enriquecedora convivência e as histórias para contar.

Geralmente, grande parte dos estudantes da Universidade Federal Fluminense vem de outras cidades do Rio de Janeiro, outros estados, ou, até mesmo, de outros países. Os estudantes aumentam a população de Niterói, tanto que é perceptível a diminuição do movimento pelas ruas nos finais de semana e durante as férias. As repúblicas são famosas em Niterói e representam mais de 30% da carteira de locação de algumas imobiliárias, segundo um pesquisa feita pelo jornal O Fluminense, em 2008.

Jovens dos mais diversos cursos da UFF, cujas idades variavam entre 18 e 24 anos, nos contaram os diversos problemas, dilemas, responsabilidades e vantagens de se viver numa república.

Saiba mais sobre o que é viver em república:

Nenhum comentário:

Postar um comentário