Cinema e Audiovisual

Referência em produção sobre audiovisual no país

Criado pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos, em 1968, o curso de Cinema da UFF é referência na produção de conhecimento sobre audiovisual no país. Em 2008, a graduação se transformou oficialmente em um curso com coordenação própria, alterando sua nomenclatura para Cinema e Audiovisual. Devido à recente mudança, ainda é possível encontrar, no campus do Instituto de Arte e Comunicação Social, alunos da habilitação Cinema da Comunicação Social e os alunos do recém-criado curso Cinema e Audiovisual. Em números, correspondem a: 296 inscritos na habilitação em Cinema (curso da Comunicação Social) e 88 em Cinema e Audiovisual. As mudanças podem ser vistas na incorporação da tecnologia digital de forma articulada, na expansão para a pós-graduação e na reformulação das diretrizes e modos de operação. Por ano, são abertas 60 vagas para ingressar na faculdade em duas entradas semestrais. O corpo docente é formado por 15 professores, sendo 12 doutores. O curso de Cinema e Audiovisual da UFF é associado ao Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine), entidade de âmbito nacional que tem levado à frente o desdobramento de bandeiras históricas do ensino de cinema no Brasil.

O currículo do curso de Cinema e Audiovisual é composto de oito períodos com duração mínima de seis e máxima de 12 semestres, com aulas ministradas nos turnos da manhã e da tarde. Seus parâmetros curriculares estão baseados na formação humanística, artística, crítica, técnica, na flexibilização (com a possibilidade de ênfase em áreas ou subáreas do conhecimento, através das optativas); no despertar da consciência social e na realização prática, propiciando ao aluno as condições intelectuais, institucionais e materiais para o intenso exercício da produção cinematográfica e audiovisual num ambiente caracterizado pela ampla liberdade de expressão estética e ideológica, de cooperação, de responsabilidade pela qualidade da obra e pelos instrumentos de trabalho e consciência do sentido público e social de sua atividade. Para concluir o curso, é obrigatória a elaboração, pelo aluno, de uma monografia (Projeto Experimental) acerca de um tema de sua escolha, sob orientação de um professor, a ser apresentada perante uma banca. Na habilitação em Cinema é obrigatória, também, a participação do aluno em, pelo menos, um projeto de realização de filme.

Para saber mais: Coordenação de Cinema e Audiovisual ou aqui.

Coordenador: Prof. Mauro Duque Estrada Moderno, graduado em Cinema pela UFF. Mauro Moderno recebeu o prêmio Kikito de Melhor Som no Festival de Gramado, em 1986.
Horário de atendimento da coordenação: de segunda a sexta, das 14h às 17h
Telefones: 2629-9764 ou 2629-9765

Departamento de Cinema e Vídeo
Chefe: Profª. Drª. Aída Marques
Telefones: 2629-9760 / 2629-9761

Nenhum comentário:

Postar um comentário