Burocracia atrasa início das obras do novo prédio do IACS

Por Laura Honorato

Com a adesão ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) em 2007, a UFF estabeleceu como uma de suas prioridades a construção de um novo prédio para o Instituto de Arte e Comunicação Social. Porém, as amarras legais estão impedindo o início das obras do novo prédio do IACS no campus do Gragoatá, previstas para o primeiro semestre de 2009.

Para o reitor Roberto Salles, as leis que burocratizam o processo de licitação das obras é o principal motivo para o atraso. Salles explica que, antes de estruturar a nova sede, um longo caminho precisa ser percorrido.

“Produzimos o edital e temos que cumprir os prazos desde a publicação. Com a abertura dos envelopes, as empresas podem recorrer à assinatura do contrato. A partir daí, há uma nova data para a entrega dos projetos. Somente meses depois o plano escolhido é licitado, tornando possível construir”, afirma Salles.

De acordo com o reitor, a universidade está buscando junto ao governo federal meios para agilizar os processos de licitação. “Estamos lutando em Brasília para receber um tratamento especial e diminuir os prazos”, explica ele.

A diretora do IACS, Mara Rodrigues, acredita que, mesmo com todas as amarras legais, a construção dos novos prédios deve ter início até o final deste ano. “Não é possível dar uma previsão exata, mas esperamos que até dezembro as obras estejam em ritmo acelerado”.

O prazo previsto para a entrega do instituto é 2012. Entretanto, devido ao atraso no cronograma, Mara Rodrigues acredita que a inauguração pode acontecer somente em 2013. Já o reitor afirma que as obras serão entregues na data prevista: “Tenho um cronograma e estou determinado a cumprir os prazos”, diz Roberto Salles.


Leia também:

IACS será construído em módulos

Nenhum comentário:

Postar um comentário