Conheça o movimento estudantil da UFF

Por Renata dos Santos Souto

Agora que você conquistou a tão sonhada vaga na Universidade precisa ficar por dentro dos seus direitos de estudante e quais são as principais bandeiras que os seus amigos veteranos já batalham dentro do universo do ensino superior brasileiro. As duas principais entidades de representação dos universitários são a União Nacional dos Estudantes Brasileiros (UNE) e, no caso do curso de Comunicação Social, a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos).

A UNE é a entidade máxima de representação dos estudantes universitários. Sua atuação, nos seus 69 anos de vida, é a luta pela educação pública, gratuita e de qualidade. Isto não significa, entretanto, que o papel da entidade se resume às questões estritamente educacionais. Por meio de diversas frentes de atuação, ela organiza a rede do movimento estudantil, cobra do poder público e busca mobilizar os jovens para participar e influenciar os rumos da educação e do país.

Na UFF, a melhor forma de entrar em contato com o pessoal do movimento da UNE é procurar o Diretório Central dos Estudantes da UFF (DCE), mas nem todos os integrantes do DCE fazem parte e concordam com as políticas da UNE. No IACS, nenhum estudante do movimento estudantil apóia a UNE porque não concordam com a maneira que a entidade avaliou o projeto de reforma universitária (Reuni) do Ministério da Educação (MEC) e também acham que falta transparência na sua política. Questões que cabe a você, calouro, avaliar melhor e tirar as suas próprias conclusões conhecendo melhor as políticas estudantis dos dois movimentos: UNE e Enecos.

Clique aqui para acessar o blog da Regional do Rio de Janeiro da UNE.

ENECOS

A Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), como é hoje, surgiu em 1991, mas organizações que buscam a integração de todos os estudantes de comunicação existem desde a criação dos cursos. A primeira organização deste tipo que se tem notícia é dos anos 70. Sua criação tem objetivo de aproximar e representar os estudantes de Comunicação do país em torno de várias questões em comum: a Democratização da Comunicação, a Qualidade de Formação do Comunicador Social e o Combate às Opressões. Além de articular a luta dos estudantes, a Enecos organiza encontros de comunicação, que são os espaços onde os estudantes podem trocar idéias e organizar atividades em conjunto com alunos do país inteiro.

Para mandar e-mail para a Regional Rio da Enecos é só escrever para regionalrio@yahoogrupos.com.br

O mais famoso são os Encontros Nacionais dos Estudantes de Comunicação (Enecom) que acontecem uma vez por ano. O Enecom-2009 será em Fortaleza, capital do Ceará, entre os dias 26 de julho e 02 de agosto, todos os estudantes de Comunicação Social podem ir ao encontro, e também os estudantes de outros cursos que estejam interessados nas discussões da Enecos e que não tenham um encontro próprio, muitas vezes por serem cursos mais recentes. Como por exemplo, estudantes de Estudos de Mídia, Produção Cultural e Cinema.

Para participar do Enecom é necessário entrar em contato os organizadores regionais, responsáveis pelas inscrições, e participar dos pré-encontros que servem para apresentar as principais discussões que serão abordadas no encontro nacional. O contato dentro do IACS pode ser feito através do Diretório Acadêmico de Comunicação (Daco) - Júlia Bertolini (5º período), Ciro Mello 2º (período), Mariana Reis (3º péríodo) ou Andrew Costa (3º período).
Para mandar e-mail para o Daco é só escrever para daco2009@yahoogrupos.com.br

Leia também:

O Diretório Central dos Estudantes da UFF está de cara nova

Reuni: por uma universidade diferente

Nenhum comentário:

Postar um comentário