Liberdade e independência

“Eu sempre fui muito presa e agora eu tenho mais liberdade” – Natacha Fernandes, 22 anos, Engenharia Agrícola

Por Letícia Queiroz

Liberdade é a palavra que melhor define o que passa na cabeça dos jovens que acabaram de sair da casa dos pais. Destes, alguns ainda resistem à decisão dos filhos, mas a necessidade fala mais alto. Isabela Costa, 21 anos, mora em Padre Miguel, zona oeste do Rio de Janeiro, e teve que se mudar para Niterói por causa do longo caminho e falta de transporte de casa para faculdade. “Ninguém na minha casa acreditava que eu ia aguentar ficar longe. Mas depois que viram que eu consegui, passaram a respeitar a minha decisão”, completa Isabela.

Independência é o segundo pensamento dos jovens ao sair de casa. Michelle Souza, estudante de Turismo, conta como foi essa mudança: “Nós nos tornamos mais responsáveis, tivemos que resolver vários problemas na casa, pagar as contas, consertar chuveiro queimado, trocar uma lâmpada. Então, a gente adquire uma responsabilidade que antes não tinha”.

Para Natacha Fernandes, estudante de Engenharia Agrícola, de Volta Redonda, a liberdade veio junto com a independência: ”A melhor coisa é poder sair à hora que eu quero e não precisar dar satisfação a ninguém. Agora eu não dependo tanto dos meus pais, porque eu também trabalho”.

Após cinco anos morando numa república, Luana Paula entende que: “Assim que começamos a morar sozinho, não temos nenhuma dificuldade. Tudo é novo para gente. E tudo que é novo na nossa idade é bacana. Só com o tempo é que tudo vira mesmice, monotonia, as briguinhas começam a irritar”, explica Luana.

Leia mais sobre repúblicas

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário