A busca pelo local

O Guia do Calouro! > Reportagens > Repúblicas: o desafio de viver em grupo > A busca pelo local

“No apartamento nada é decorado, mas é tudo que a gente precisa” – Bruna Almenida, 21 anos, Turismo


Por Letícia Queiroz

A primeira etapa é encontrar o lugar ideal para viver. Os estudantes têm duas opções: juntar os amigos e montar uma república ou procurar uma vaga numa já estabelecida. As amigas Bruna Almeida, Fernanda Azevedo, Flávia Marques e Michelle Souza se conheceram durante o período de trote cultural do curso de Turismo e tornaram-se amigas. A partir disso surgiu a ideia de montarem uma república, já que as quatro moravam nas zonas oeste e norte do Rio de Janeiro. O problema foi encontrar o lugar. “A gente começou a procurar batendo de porta em porta em todos os prédios para perguntar se tinha algum apartamento. Alguns davam com a porta na nossa cara”, conta Bruna.

No entanto, a procura valeu à pena. No início de 2008, as quatro meninas e mais a recente integrante, Isabela Costa, do curso de Arquivologia moram num espaçoso apartamento com dois quartos, perto do Clube Canto do Rio, na Rua Visconde do Rio Branco, 701. Porém, a enorme sala possui apenas três escrivaninhas espalhadas e dois sofazinhos, e em cima de uma delas uma pequena televisão da década de 1960.

Elas não possuem telefone nem acesso à internet. A principal ordem é economizar.

Cada república é formada ao gosto dos moradores. Num apartamento menor habitam, no bairro do Ingá, Carla Kropf, Fernanda Duarte, Fiel Ribeiro, Luana Paula, Natacha Fernandes, Thalita da Silva e Vinícius Gomes, e lá história é bem diferente. Carla Kropf, aluna de Engenharia Elétrica, mora com toda essa galera há três meses, já Luana mora no apartamento há cinco anos, no qual já existia uma república antes. A república já teve de cinco a até oito moradores. Atualmente, os sete residentes são dos mais diversos lugares do Brasil.

Fiel, Luana e Vinícius se formam esse semestre (2009.1), mas preveem vida longa à república de estudantes, “Eu acho que as pessoas vão se responsabilizar pelo apartamento como a gente se responsabilizou. Eu quero que a república continue”, declara Luana de Engenharia Elétrica.

Veja Os 10 mandamentos de quem vive em república

Leia mais sobre repúblicas


Leia também:






Nenhum comentário:

Postar um comentário