O idioma

Por Vinícius Soares

O aprendizado ou aperfeiçoamento de uma nova língua é, sem dúvida, um dos principais focos dos alunos que quiserem fazer intercâmbio. Contudo, as universidades exigem um conhecimento prévio para acolher os estudantes. Para se inscrever, é preciso apresentar à Assessoria de Assuntos Internacionais (AAI) um comprovante de proficiência no idioma, além de documentos como histórico escolar e carta de motivação traduzidos para a língua do país de destino, ou para outra aceita pela instituição desejada. Veja toda a documentação exigida no site da AAI.

A comprovação pode ser feita por meio de diplomas de cursos, provas ou até exames internacionais de proficiência. A aluna de História, Lívia Sampaio, conta que embarcou para a Universidad de Buenos Aires, Argentina, apenas com noções de espanhol, aprendidas no colégio, e apresentou como documentação um certificado do Programa de Línguas Estrangeiras Modernas da UFF (Prolem), obtido após uma prova que atestou conhecimentos básicos no idioma.

Após cursar um semestre na Université de Versailles St-Quentin-en-Yvelines, na França, o aluno de Jornalismo Lucas Calil destaca que o idioma pode se tornar um entrave para a viagem: “A lingua é o grande problema inicial. Quanto maior a fluência do estudante, maior e mais rápida será a sua capacidade de interação com a nova sociedade”. Questionada sobre que conselhos daria aos interessados, Nathália Vianna reitera a recomendação: “Saber pelo menos três línguas, português, inglês e a língua do pais.”

Veja a língua materna dos países disponíveis no site do IBGE

Saiba mais sobre como fazer intercâmbio pela UFF


Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário