Indicações culturais


Museus e Institutos Culturais

Museu de Arqueologia de Itaipu

O Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI) está instalado nas ruínas do antigo Recolhimento de Santa Teresa, construção do início do século XVIII, que foi tombada pelo Iphan em 1955. O museu iniciou suas atividades em 22 de março de 1977 e seu acervo é constituído por objetos de povos que viveram na região antes de 1500, peças doadas pela Colônia, entre outras.
Funcionamento: de terça a sexta, das 13h às 17h.
O valor do ingresso é de R$2,00, estando isentos de pagamento crianças menores de 7 anos e idosos(acima de 65 anos). Estudantes pagam meia-entrada.
Endereço: Praça de Itaipu s/nº - Itaipu
Telefone: 2709-4079 / 2608-2675

Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC)

O MAC está localizado no Mirante da Boa Viagem, no bairro de Boa Viagem. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o prédio que abriga o museu é um dos principais cartões-postais da cidade.
Funcionamento do Espaço Expositivo: de terça a domingo, das 10h às 18h. Funcionamento do Pátio: de segunda a domingo, das 9h às 18h. O MAC só cobra entrada quando tem exposição e o valor do ingresso depende da mostra em exibição. Quarta é sempre de graça.
Endereço: Mirante da BoaViagem s/nº
Tel: 2620-2400
Site: http://www.macniteroi.com.br/



Museu de História e Arte do Rio de Janeiro ou Museu do Ingá

É sediado no antigo Palácio Nilo Peçanha, também chamado Palácio do Ingá, outrora sede do governo do Estado do Rio de Janeiro antes da fusão com o Estado da Guanabara. O Museu do Ingá é vinculado à Fundação Estadual Artes do Rio de Janeiro (Funarj).
Funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 17hSábados, domingos e feriados, das 13 às 17h Endereço: Rua Presidente Pedreira, 78, Ingá (ao lado da Faculdade de Direito da UFF).
Telefone: 2299-9577

Instituto Vital Brazil
(Centro de Pesquisas, Ensino, Desenvolvimento e Produção de Imunobiológicos, Medicamentos, Insumos e Tecnologia para Saúde).

Foi criado em julho de 1919, pelo médico Vital Brazil Mineiro da Campanha.
Crianças a partir dos 7 anos também aprendem através de cartazes com desenhos e linguagem didática que facilitam o entendimento.
Outro serviço oferecido pelo instituto a colégios é o empréstimo de kits para feiras de ciências, que acontecem, principalmente, entre os meses de abril e setembro.
A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.
Funcionamento: todos os dias em horário comercial (8h às 17h) e aos finais de semana e feriados até meio-dia. Semanalmente, às sextas-feiras, às 10h, quem quiser pode conferir a extração de veneno de cobras, que é aberta ao público.
Endereço: Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil.
Telefone: 2711-9304 / 2711-9254 r. 207.

Caminho Niemeyer

O complexo cultural Caminho Niemeyer começa no Teatro Popular de Niterói, ao lado do Carrefour e vai até a Estação das Barcas em Charitas.

Construções finalizadas
- Museu de Arte Contemporânea de Niterói
- Praça JK
- Memorial Roberto Silveira, também chamado de Centro de Memória Roberto Silveira
- Teatro Popular de Niterói
- Estação das Barcas de Charitas
Prédios em obras
- Centro BR do Cinema Brasileiro, também chamado de Museu Petrobrás de Cinema
- Fundação Oscar Niemeyer
Projetos não iniciados
- Catedral batista
- Catedral católica
- Nova estação das Barcas (Centro)
Visitação aberta todos os dias. Entrada Franca.

Memorial Roberto Silveira
Também chamado Centro de Memória Roberto Silveira, é uma das dez construções do complexo cultural Caminho Niemeyer. Fica localizado no trecho do Caminho do Centro da cidade, no Aterro da Praia Grande, próximo ao Terminal Rodoviário João Goulart - vizinho do Teatro Popular de Niterói e da Fundação Oscar Niemeyer (em construção).
O prédio abriga importante acervo histórico e iconográfico de Niterói, começando com mais de 200 mil títulos digitalizados contendo dados da cidade, do Estado do Rio de Janeiro e da vida do ex-governador Roberto Silveira. Disponibiliza terminais de computadores para consultas eletrônicas, espaço para exposições, central de informação e impressão de dados pesquisados, auditório e painel do artista plástico Claudio Valério Teixeira.
A entrada é gratuita


Museu Antônio Parreiras (MAP)

É um museu dedicado à preservação da memória e da obra de Antônio Parreiras (1860-1937), um dos maiores pintores brasileiros. O museu foi inaugurado em 21 de janeiro de 1942 e ocupa três prédios que pertenceram ao pintor e à sua família: sua antiga residência, seu ateliê e residência de seu filho Dakir (1894-1967), e da sua filha Olga, que foram adaptados como museu. O museu foi tombado em 1967 pelo Iphan. O jardim de quatro mil metros quadrados, incluído no tombamento, foi desenhado e plantado pelo artista. Do acervo constam a Coleção Antonio Parreiras, com pinturas e desenhos realizados entre 1883 e 1937; objetos pessoais do artista, além de coleções de arte brasileira e estrangeira.
Funcionamento: de terça a sexta-feira,das 10h às 17h; sábados e domingos, das 13h às 17h.
Entrada Gratuita
Telefone do Núcleo de Apoio: 2717-1000
Telefone do Núcleo Técnico: 2717-1720
Endereço: Rua Tiradentes 47, Ingá.


Teatros

Teatro Abel
- A bilheteria funciona de terça a domingo a partir das 15h.- Nos dias em que não houver espetáculos até às 19h.- Nos dias de espetáculos até o início do mesmo.- Não fazemos reservas.- Não aceitamos cheques nem cartões de crédito.- Aos sábados e domingos, no período entre 16h30 e 17h15, a venda de ingressos é exclusiva do espetáculo infantil.Estacionamento: aberto uma hora antes dos espetáculos.Endereço: Rua Mário Alves, nº 02, Icaraí
Telefone (bilheteria): 2195-9844
Site: http://www.abel.org.br/teatro/teatro.php

Teatro Municipal de Niterói
Para ingressos antecipados:
- Terça a sexta das 10h às 18h- Sábado e domingo das 15h às 18h (se houver teatro infantil, das 17h às 18h).
Para o espetáculo da noite: até o início do mesmo. A bilheteria fecha para almoço entre 13h e 13h30. Finais de semana e feriados em que não houver espetáculo e às segundas-feiras a bilheteria não funciona.
Nos finais de semana em que houver Teatro Infantil, os ingressos para os espetáculos posteriores serão vendidos a partir das 17h. Para os espetáculos infantis não haverá lugar marcado.
Pagamento somente em dinheiro. Banco 24h próximo ao teatro.
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro
Telefone: 2620-1624
Site: http://www.tmnit.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário